FEMEH

418988_3335875806242_1602464808_n

A FEMEH – Federação do Movimento Estudantil de História –  é a entidade máxima do movimento estudantil de História, que discute e luta por pautas específicas da nossa área (vale a pena ver o site abaixo inteiro para se inteirar mais sobre a mesma).

O órgão máximo de decisão da FEMEH é a Plénaria Final do ENEH, onde são propostas e votadas as pautas, as atividades  serem feitas, as posturas da Federação. O ENEH é o Encontro Nacional dos Estudantes de História, que ocorre uma vez por ano.

Além da Plenária Final, temos também o Conehi (Conselho Nacional de Entidades de História), que ocorre diversas vezes durante o ano, para que se mantenha a articulação dos CAs e DAs dos cursos de História, a nível nacional, procurando não apenas organizar os eventos nacionais, como debater as pautas levadas pela FEMEH. Em apoio ao Conehi, existe a Coordenação Nacional da Femeh, normalmente dividida entre três escolas (guarda compartilhada), que se responsailizam pelas finanças da Femeh, contato com as escolas, divulgação de atividades e fomento do debate político do movimento estudantil e também geral.

A federação também é organizada pelas regionais, e no nosso caso compomos a regional sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), que reune as escolas desses três estados. Cada regional tem sua coordenação e seu encontro anual, o EREH. O órgão máximo de decisão de cada regional tamém são as plenárias finais de cada EREH. E assim como o CONEHI, a nível nacional, articula os CAs e DAs, os COREHIS fazem o mesmo a nível regional.

No ano de 2011, o EREH-Sul aconteceu aqui na UFRGS, no Colégio de Aplicação, e na Plenária final nós da UFRGS ficamos responsáveis pela coordenação da regional sul da FEMEH. Ou seja, responsáveis por articular as diferentes escolas dos três estados. O EREH do ano passado ocorreu em Curitiba, mas a Coordenação Regional foi escolhida no COREHI* posterior, ficando dividida (guarda compartilhada) entre a UFRGS, UFPR e UCS.

O próximo EREH acontecerá no fim do ano, na UCS, em Caxias do Sul. Fique atento aos informes do Chist para receber mais informações. E qualquer dúvida, venha falar conosco.

Blog da FEMEH:  http://femehnacional.wordpress.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s